domingo, 11 de julho de 2010

Espanha, campeã mundial!! (ainda bem.....)

Estava eu a assistir a final da copa do mundo da África do Sul 2010 e me deparei com um fenômeno único: Eu veria um novo campeão mundial com muita alegria. Isso, porque vi a França campeã em 1998 mas pelo fato de ser em cima do Brasil eu não fiquei tão feliz. Mas neste domingo foi diferente...

Em campo tínhamos duas seleções que jogavam um futebol bastante virtuoso aos olhos de quem via, então tive certeza: teria um grande jogo. Alegria de brasileiro dura pouco...

Ao apito inicial, a seleção holandesa, que tinha minha torcida até então, começou um jogo que não era futebol. Consistia basicamente em anular o adversário, impedindo-o de desenvolver um jogo mais agradável, na base da porrada se fosse o caso. E foi. Faltas violentas, jogo truncado e minhas esperanças de um grande jogo iam se esvaindo. Ao início do segundo tempo a "fúria" espanhola resolveu jogar. Resolveu impor seu ritmo e mostrar porque era candidata ao título desde que se iniciou a competição. E me agradou os olhos aquele momento e não me contive ao colocar o sangue quente latino para torcer pela fúria.

O tempo ia passando, o jogo mais violento, uma expulsão, mais jogadas violentas, e a Espanha continuava a buscar a vitória. E foi recompensada. No final do segundo tempo da prorrogação (parecendo vitória do time do corinthians), na técnica, na qualidade de seus jogadores, num lance típico espanhol. Toques rápidos, contra-ataque veloz, falha da zaga e Iniesta marcou e deixou sem voz toda uma nação, num único grito de gol, um gol para entrar pra história. E temos um novo campeão mundial.

Que sirva de exemplo para nós em 2014. Não da anfitriã da copa que fora eliminada na primeira fase, mas da Espanha. Pode-se vencer e jogar bonito. Pode-se ser bom e dar espetáculo. O futebol é assim. Alegre, solto, cheio de belos lances e gols. Que sirva de exemplo, Brasil. Deixe seus torcedores mais felizes com seu futebol. Quem sabe até este que agora escreve possa voltar a torcer por você.

Mas, sem jabulani......

Nenhum comentário:

Postar um comentário